sexta-feira, 3 de junho de 2011

Piaui tem a 3ª maior jazida de ferro, mas não tem infraestrutura para explorar

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) realizou pesquisa e confirmou que o Piauí é o 3° estado com maior potencial para exportação de ferro, mas esbarra na falta de infraestrutura para escoação da produção, não tem ferrorvia, hidrovia e nem porto marítimo. Com isso quem ganha é o estado do Maranhão que já exporta o minério de Carajás no estado do Pará, através do porto do Itaqui e está pronto para receber as explorações do estado do Piauí.

A capacidade de exploração de 714 milhões de toneladas de minério de ferro no Piauí foi confirmada em pesquisas realizadas pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).

As pesquisas revelam que o Piauí tem uma perspectiva de produção de 5 bilhões de toneladas do minério, com estudos avançados em 14 áreas da região de Paulistana, 474 quilômetros ao sul de Teresina. O tema será debatido na Assembleia Legislativa no próximo dia 15 de junho, com a realização de uma audiência pública.

Caso a perspectiva se confirme, o Piauí passará a ser o terceiro maior produtor do mineiro no país. Hoje a produção de ferro no Brasil é liderada pelos estados de Minas Gerais, Pará e Bahia. Segundo a deputada Liziê Coelho (PTB), que representa a região de Paulis-tana na Casa, o Piauí tem vários atrativos que deverão favorecer a exploração mineral.  Entre os pontos positivos estão água em abundância e a construção da Ferrovia Transnordestina.

O requerimento que pediu a realização da audiência é de autoria da deputada Liziê.  Foram convidados técnicos do Serviço Geológico do Brasil, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública, Departamento Nacional de Produção Mineral, Secretaria da Defesa Civil,Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Secretaria Estadual de Transportes, do Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, Ibama e Incra.

Somente este ano mais de 30 empresas já requereram, junto ao Departamento Nacional de Produção de Recursos Minerais, licenças para a realização de pesquisas sobre a existência de minérios no Piauí.  Entre as cidades que são destaque estão os municípios de Fronteiras, Pio IX, Simões, Dom Inocêncio, Paulistana, Jacobina do Piauí, Dirceu Arcoverde, Corrente, Parnaguá, São Raimundo Nonato e Caridade do Piauí.
Uma das áreas mais promissoras na extração e produção mineral é o município de Pedro II, onde os garimpeiros atuam com empresários e técnicos no setor de mineração. Outra região importante nesse setor é o município de Capitão Gervásio, no Sul do Piauí.

Fonte: Jornal da Parnaíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário