sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ministério da Pesca investigará falsos pescadores no litoral do PI



Ibama enviará ao Ministério da Pesca os casos de fraude para suspensão dos benefícios irregulares - Foto: Sc5
O Ministério da Pesca vai investigar denúncias de falsos pescadores no litoral do Piauí que se apresentam como trabalhadores da piscicultura nas associações de pescadores e sindicatos no estado.
 
No Piauí, a prática persiste ano após ano e vem causando indignação entre as pessoas que tem na atividade a única fonte de renda. A prática acontece porque durante a piracema, entre 15 de novembro e 16 de março, os pescadores profissionais recebem um auxílio do governo federal para não pescarem nos rios. Ao todo, são pagas quatro parcelas de um salário mínimo (R$ 545).
 
Para a pessoa comprovar que é pescador são necessárias duas testemunhas no ato da inscrição nas associações e/ou nos sindicatos da categoria. São as testemunhas que garantem que o futuro beneficiário é realmente Pescador e tem na sua atividade o seu sustento. Mesmo assim, há quem burle as recomendações. Muitos casos no Piauí de falsos pescadores foram presenciados no estado.
 
Os casos de falsos pescadores pegos pelo IBAMA são encaminhados ao Ministério da Pesca e o benefício é suspenso. De acordo com o presidente do Sindicato dos Pescadores do Piauí, Francisco Aquino, no ano passado houve muitas ocorrências de investigação.
 
Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário